3. Gatilho

 

O Projeto Gatilho

ANAMNESE | Mestrado em Design UÉvora 19-22


Seleção

Após uma reflexão e confronto entre a minha área profissional/educação, o Design, e a Média-Arte Digital, decidi que seria interessante explorar a interdisciplinaridade e conexão entre ambas. Esta ideia debateu-se durante muito tempo na minha pesquisa e ideação e, soube que não deveria deixar de lado a faísca que me levou a entrar no DMAD. Essa faísca foi o projeto de investigação que desenvolvi em mestrado na Universidade de Évora, de nome formal "História e Estórias: Design de Experiências Empáticas" e informal "ANAMNESE". 

A decisão de utilizar este projeto como Gatilho deve-se, também, por perceber nele um potencial evolutivo complementado na área da Média-Arte Digital. Dentro dessa investigação, como já mencionado na fase de Brainstorming, as Narrativas Transmédia serão o playground da exploração projetual. 


Descrição do Projeto Gatilho

O projeto de investigação História e estórias: Design de experiências empática desenvolvido no âmbito do Mestrado em Design da Universidade de Évora (2022) tem o seu enfoque nas áreas de Design para a Inovação Social e de Design de Experiências


metodologia utilizada cobre três momentos fundamentais da investigação: o primeiro, não intervencionista, constituído pela revisão de literatura em diversas áreas importantes para o objeto de estudo e análise crítica de casos de estudo (SWOT); o segundo, intervencionista, constituído pelo projeto de design (design thinking for educators da IDEO, storytelling, construção de cenários, personas, user journey map ...); o terceiro, não intervencionista, é constituído pela validação do conceito (entrevistas a especialistas e stakeholders) e validação do projeto (grupo de foco), contribuindo para o último momento intervencionista (revisão e aprimoramento do projeto de design). 


O grupo-alvo é constituído por adolescentes curiosos, que pretendam aprender através do contacto direto com a História, assim como para adultos nostálgicos, interessados em reviver, aprender e explorar crónicas de vida que contribuem para a sua formação como seres humanos socialmente ativos e saudáveis. 


projeto desenvolvido tem como objetivos educar, sensibilizar e “provocar” inovação social através do Design, recorrendo a instrumentos de storytelling e de interação, que são cumpridos no processo de desenho do conceito/interação e no artefato/experiência; entender e explorar novas possibilidades de contextos interativos pedagógico-lúdicos para propiciar a experiência empática, ativando a memória afetiva. 


O projeto pretende ser um contributo com valor e significado para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo em ambientes educativos formais e informais




O projeto de design, propriamente dito, é constituído pelo desenvolvimento de uma app (virtual) e de um ambiente (real) de interação


Visa a interação dos seus utilizadores e atua em dois cenários distintos de socialização – a aprendizagem formal (Escola) e o entretenimento produtivo. Estimula a empatia e os afetos, em oposição aos fenómenos de carência social que lhes são antagónicos — a apatia, a solidão e a desconexão. Propicia experiências pró-empáticas de reconhecimento e aproveitamento do potencial transformador das estórias dos utilizadores e da sua participação no tecido da História


As memórias, a saudade e a nostalgia de diversas vivências, filtradas, sensorialmente, pelos sentidos, estão na génese do conceito que desenvolvemos, integrando artefactos interativos digitais e físicos, que designamos de ANAMNESE (do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória.



Potenciais Desenvolvimentos



Durante e após o desenvolvimento e defesa do trabalho de Projeto em Design, enumeraram-se futuros pontos a melhorar. No caso específico do monólito, a parte secundária do projeto ANAMNESE, estipulou-se que a experiência, a interação e a interconexão com a aplicação (app, parte principal do projeto) e com o conceito poderiam ser novamente consideradas para futuras melhorias e/ou modificações. 


Neste caso, a experiência-monólito ANAMNESE, aponta-se como sendo o gatilho/enfoque primordial a desenvolver no DMAD.






Comentários

Mensagens populares