Relatório PMAD: Versão de Exposição

 

Relatório PMAD: Versão de Exposição



Anamnese, in Nexum – O projeto-conceito

 

Fig.1. Representação do projeto-obra “Anamnese, in Nexum”


Anamnese, in Nexum" é uma obra artística imersiva e interativa que explora as relações entre o passado e o presente, o tangível e o intangível, através de narrativas transmédia. Utilizando a vila da Golegã como caso de estudo, a obra emprega a realidade aumentada e portais narrativos para entrelaçar narrativas-memórias dos habitantes com o espaço que "habitam" física e/ou emocionalmente. Este projeto nasce da constatação de que a sociedade encontra-se as experienciar uma fraca e inexistente rede suporte (dentro e fora do seio familiar) com repercurssões sociais diversas e visíveis, como a baixa empatia, a solidão e a desconexão; e pretende ser um experiências artística que transforma a observação passiva num diálogo ativo com a arte, convidando os visitantes a explorar e ativar as narrativas através da app Artivive.

O objetivo principal da obra é criar “espaço(s)” para contemplar e revitalizar as conexões comunitárias, emocionais, culturais e de património da vila da Golegã, utilizando as narrativas transmédia para revelar estórias locais. A obra procura sensibilizar o público para a importância da preservação cultural e promover um entendimento mais profundo das experiências e relações humanas. As semi-esferas utilizadas como portais narrativos revelam camadas ocultas de estórias, conectando-se visualmente com o espaço e promovendo uma reflexão sobre a natureza da história, do património e das relações humanas. Ao interagir com os portais narrativos, os visitantes são incentivados a refletir sobre a história, a cultura e o património local, criando uma experiência significativa e envolvente sobre a vila da Golegã e a sua comunidade e, quiçá, aspirar ao sentimento empático resultante de um discere in tempore. Tal como Burges (2019) menciona em The significance and Value of Stories to Human Survival, as estórias são maiores do que soma das suas partes, porque o efeito que provocam é transformacional. A transformação pode ser emocional, mental, física ou, até mesmo, espiritual. 

A obra é influenciada por várias fontes artísticas, culturais e académicas. Os projetos StoryCorps e a A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria inspiraram a valorização das memórias e tradições locais pela estórias orais; o conceito de Portal paintings revelou o potencial das “janelas” para os espaços e a aplicação imersiva da(s) imagem(ns) e; também, a investigação da Dra. Isabel Carvalho em média-arte locativa na tese de doutoramento “Média-arte locativa e mapeamentos dinâmicos na compreensão de fluxos urbanos: O contributo do dispositivo móvel na atividade do caminhar como prática artística” proporcionou uma referência a aplicar relativamente à abordagem do património da vila da Golegã. Quanto à estética da obra, esta combina a fotografia da paisagem local com as tecnologias contemporâneas da realidade aumentada, criando um diálogo entre o passado e o presente, o analógico e o digital, o tangível e o intangível. 



Fig.2. Diagrama conceptual da obra-projeto “Anamnese, in Nexum”

 

Em suma, o projeto “Anamnese, in Nexum” situa-se na intersecção de várias áreas: Média-Arte Digital (MAD), Narrativas Transmédia (NT), Realidade Aumentada (RA) e Comunicação. A MAD, representante da convergência entre Arte e tecnologia, permite a criação da obra interativa que responde aos movimentos e emoções do público. As NT expandem a narrativa e criam uma experiência coesa e imersiva. A RA oferece possibilidade imersivas, onde os elementos virtuais sobrepõem-se ao mundo tangível. Desta forma, concebe-se uma experiência artística para a promoção da interação comunitária.

 

Diário Digital de Bordo: https://madproject101.blogspot.com

Vídeo sobre o projeto-obra: https://www.youtube.com/watch?v=Qgc2dvwTkG4&t=2s

 

Materiais e Técnica

Para desenhar a experiência imersiva e interativa de “Anamnese, in Nexum”, uma variedade de materiais e técnicas foram utilizadas, combinando elementos físicos e digitais para proporcionar uma integração harmoniosa entre o tangível e o intangível. Esses portais são instalações físicas de cúpulas semi-esféricas, que contêm imagens panorâmicas imersivas dos locais emblemáticos da vila da Golegã. As imagens, equipadas com gatilhos visuais que ativam a tecnologia de realidade aumentada, revelam vídeos-testemunhos. Cada portal serve como um capítulo na narrativa mais ampla, ligando estórias e insights à paisagem física da Golegã, acompanhados pelo som ambiente captado na vila em si. 

 

Materiais utilizados:

1.     Semiesferas acrílicas

Cada semiesfera, com diâmetro de 40cm, serve como um portal narrativo que hospeda fotografias panorâmicas imersivas dos locais emblemáticos da vila da Golegã, especificamente, o Café Central e a Associação Cultural Cantar Nosso. Estas semiesferas serão instaladas no espaço expositivo, permitindo aos visitantes a interação com a obra. 

2.     Papel Couchê Matte (140g)

Papel de alta qualidade utilizado para a impressão das fotografias panorâmicas. Este oferece durabilidade e clareza visual, essenciais para a representação nítida das narrativas visuais.

3.     Dispositivos tecnológicos

Os dispositivos tecnológicos albergam equipamento e softwares. O equipamento para a captura de vídeos e sons é o iphone 15. Os softwares são o Adobe Photoshop, para edição e montagem das fotografias panorâmicas; o plugin Flexify 2, uma ferramenta para transformar as imagens em formato de gores, que são posteriormente recortados e colados para ajustarem-se às semiesferas e; o Capcut e Quicktime Player para a edição e preparação dos vídeos e conteúdos áudio.

4.     Suportes

Os suportes da obra incluem tripés de sustentação das semiesferas e uma estante para colocação dos materiais comunicacionais (folha de sala, QR codes), assim como o dispositivo móvel para que os visitantes possam aceder à obra de arte. 

 

Técnicas utilizadas:

1.     Captura e Edição de Imagens

As imagens dos sublocais da vila são capturadas utilizando técnicas de fotografia panorâmica, para garantir uma representação imersiva dos espaços. Posteriormente, as fotografias são editadas e ajustadas digitalmente para garantir que se encaixam perfeitamente nas semiesferas, utilizando o software Photoshop e o plugin Flexify 2. 

2.     Captura e Edição de vídeos

Os vídeos-testemunhos dos habitantes e afiliados da vila da Golegã são capturados com o iphone 15, proporcionando uma camada adicional da narrativa da obra. A utilização do Capcut e do Quicktime Player serve para editar e preparar os vídeos para a integração com a tecnologia de realidade aumentada.

3.     Integração da Realidade Aumentada

A plataforma Artivive é utilizada para conectar as imagens físicas das semiesferas aos conteúdos da realidade aumentada, permitindo que os visitantes da exposição, ao apontarem os dispositivos móveis para as semiesferas, ativem as narrativas audiovisuais ocultas. 

4.     Montagem e instalação

Os métodos de fixação das semiesferas podem ser de dois tipos, dependendo do espaço expositivo: (1) suspensas através de fios de coco ou de cabos de suspensão ou (2) fixadas em tripés ajustáveis. A altura e posicionamento são ajustados para facilitar a interação do público. Inseridos na instalação estão QR codes para fornecer informações adicionais, acesso à app Artivive e guias de áudio, promovendo uma experiência autónoma e educativa. 

 



Fig.3. Representação dos elementos tangíveis do projeto-obra “Anamnese, in Nexum”

 

 

Montagem, funcionalidade e experiência de utilização

Ao interagir com “Anamnese, in Nexum”, os visitantes são imersos numa confluência de narrativas visuais e auditivas que revelam as camadas históricas e emocionais da vila da Golegã. Através da tecnologia de realidade aumentada, as histórias dos habitantes ganham vida, criando um espaço de reflexão e conexão comunitária. A montagem da obra requer uma orquestração de elementos físicos e digitais. O hardware necessário para a instalação dos portais narrativos inclui duas possibilidades expositivas: (1) suspensão com cabos de suspensão ou fio de coco inseridos nos furos superiores das semiesferas, ou (2) elevação com utilização de tripés (altura variável entre 78 a 210cm) acoplados nos furos inferiores das semiesferas. O complemento da paisagem sonora requer a existência de um sistema de som, nomeadamente uma coluna bluetooth sem fios, para elaboração do ambiente desejado. Quanto às necessidades de interação com a obra/realidade aumentada, disponibiliza-se um equipamento tablet e/ou um smartphone com a app Artivive instalada. No espaço da exposição será necessário ocupar uma zona com dimensões que permitam a movimentação dos visitantes, podendo esta ser perto ou longe de uma parede. A flexibilidade e portabilidade da obra é uma mais-valia na sua apresentação e, portanto, poderá adaptar-se a uma grande variedade de espaços com diferentes conformações. Serão necessárias ferramentas básicas para montagem, desmontagem e potenciais reparações dos portais suspensos, como tesoura, x-ato, fita-cola, cola líquida e fita-cola de dupla face. Dá-se, também, preferência a uma zona bem iluminada para visualização do artefacto sem sobras e, consequentemente, uma interação desimpedida e natural.  




Fig.4 e 5. Interação com o projeto-obra “Anamnese, in Nexum”


A obra pode ser usufruída com qualquer dispositivo móvel desde que contenha a app Artivive instalada. O processo de usufruto da obra é relativamente simples e pode ser concretizado com o dispositivo móvel pessoal ou com o dispositivo móvel da exposição:

1.     Direcionar o dispositivo móvel para o QR Code com o guia áudio da obra para tomar conhecimento do processo de fruição da obra (este passo é opcional);

2.     Direcionar o dispositivo móvel para o QR code de acesso à app Artivive e proceder à instalação (este passo é opcional);

3.     Dirigir-se às semiesferas e, com a app Artivive aberta, mirar as semiesferas na procura de gatilhos;

4.     Abertura de gatilhos-vídeo;

5.     Observação dos vídeos-histórias-testemunhos;

6.     Retornar ao passo 3 e repetir.

 

Rider

 



Fig.6. Rider ou diagrama técnico da instalação no espaço

Conclusão

O projeto "Anamnese, in Nexum" representa uma fusão inovadora entre arte, tecnologia e narrativa, utilizando a Realidade Aumentada (RA) e as Narrativas Transmédia (NT) para revitalizar as conexões comunitárias na vila da Golegã. Através de uma abordagem metodológica robusta e uma execução técnica detalhada, a obra transforma as histórias pessoais e coletivas dos habitantes em experiências artísticas imersivas e interativas. A instalação artística proporciona uma nova forma de interação com o património cultural mas, também, atua como um catalisador para a reflexão e a criação de empatia. Ao utilizar semiesferas acrílicas como portais narrativos e integrar tecnologia de RA através da appArtivive, "Anamnese, in Nexum" permite aos visitantes explorar camadas ocultas de histórias, conectando-as visualmente com o espaço físico da Golegã. O uso de materiais de alta qualidade, como papel couchê matte e dispositivos tecnológicos avançados, garante a durabilidade e clareza das representações visuais. A captura e edição cuidadosa de imagens e vídeos, junto com a integração da RA, proporcionam uma experiência coesa e significativa. Além disso, a obra destaca-se pela flexibilidade e adaptabilidade, podendo ser instalada em diversos espaços expositivos e ajustada para facilitar a interação do público. A inclusão de QR Codes e a disponibilidade de dispositivos móveis no espaço expositivo ampliam o acesso à obra e enriquecem a experiência do visitante. Em última análise, "Anamnese, in Nexum" pretende ser mais do que uma obra de arte; atentado a tornar-se uma plataforma que promove a preservação cultural, a conexão comunitária e a compreensão mútua através da inovação tecnológica e da narrativa. Ao trazer à tona as histórias dos habitantes da Golegã e conectá-las ao presente, a obra não só preserva o passado, mas também inspira um futuro de conexão comunitária. Para mais informações e uma visão detalhada do projeto, visite o Diário Digital de Bordo e assista ao Vídeo sobre o Projeto.


Comentários

Mensagens populares