2. Inspirações

Uma breve análise sobre Projetos Inspiradores

1. Moving Image Award Winner | Portrait of the Jungle People / 山芭佬 (San-Ba-Lou)

Autor: Eddie Wong - Malaysia

O impacto estético da imagem em movimento com a conjugação da mensagem, cujo objetivo é o de combinar narrativas fragmentadas e memórias num mapeamento que cruza estória, história e imagem, é uma forma interessante de abordar os conceitos iniciais identificados para o desenvolvimento de projeto em MAD. A abordagem tecnológica de neural networks e language processing models para geração de imagens a partir de texto, deixa uma curiosidade latente como uma possibilidade a considerar para o projeto individual, ainda que possa ser associada com outros elementos.


2. 3D/Interactive Award Winner | Zoom, Click, Waltz

Autor: Sarah Choo Jing - Singapore

Neste projeto, o impacto estético aliado à tecnologia usada é o motivo de admiração. A exploração de diferentes elementos, físicos e digitais, interligados numa instalação multimédia, que pretende comunicar a união de vários elementos desconexos num só conceito, revela-se uma interessante reflexão a ter para desenvolvimento de projeto. Deste modo, um caminho direcionado para uma relação entre algo concreto e algo abstrato é uma via a ponderar.



3. Global South Award | Cosmos Within us


Autor: Tupac Martir & Satore Studio - United Kingdom

O desenho de uma experiência imersiva e a utilização de tecnologia numa experiência colaborativa transdisciplinar causa um efeito muito interessante ao qual aspiro. Tocar em várias áreas e conceber uma experiência em redor de um (ou vários) conceito(s), explorar emoções e reações, idealizar um efeito de reflexão, são alguns dos momentos inspiradores deste projeto que gostaria de transpor ou considerar em PMAD.



4. XR Award | (Un)Balance

Autor: Elyne Legarnisson - Réunion

Ao contrário do projeto "Cosmos Within us", o projeto (Un)Balance revela-se inspirador pela sua capacidade de interação direcionada para uma única e focada abordagem: body awareness e body movement. A atenção focada nos limites e no controlo individual do corpo, do sistema sensorial e da possibilidade de interação individualizada, é um ponto a refletir. Atrai-me, particularmente, a temática abordada em conjugação com a forma de repercussão da mensagem pela tecnologia. Todas as possibilidades de intercalar momentos únicos ao indivíduo como participante do seu corpo, espaço e movimento para, posteriormente (ou no momento), ponderar conclusões e resultados que advém dessa experiência é algo a rever para o futuro do PMAD.

Comentários

Mensagens populares