2.10 Inspirações

 

Tecnicalidades

Portal Painting



Durante a fase de inspiração, um conceito artístico emergiu como particularmente influente: o Portal painting. Esta abordagem envolve a criação de obras de arte que funcionam como janelas para outros mundos ou realidades, oferecendo ao espectador uma experiência imersiva. Inspirada pela capacidade deste conceito alterar a perceção espacial e criar conexões com espaços, vejo uma oportunidade única de explorar como estas "Janelas" podem ser usadas para revelar as intricadas redes de estórias e conexões humanas. 

A aplicação do conceito envolve a interpretação interação dos portal paintings, onde cada artefacto serve, não só como uma representação de um espaço mas, também, como um ponto de acesso a narrativas e experiências partilhadas. Esta abordagem funde o tangível com o virtual, o real com o virtual, incentivando os espectadora a envolverem-se ativamente na descoberta e na exploração das estórias que unem pessoas em diversos contextos urbanos e sociais. 

A inspiração derivada do conceito informará o design e a implementação das instalações artísticas, guiando a seleção de espaços. Ao criar "portais", o projeto visa promover a reflexão sobre a interconexão, a empatia e o valor do coletivo, enriquecendo a compreensão do público sobre as complexas redes de relações que nos definem. 

Augmented Reality Art


A realidade aumentada (RA) surge como um instrumento poderoso na fase de inspiração, especialmente aliada à app Artivive. Esta tecnologia permite a sobreposição de conteúdo digital ao mundo físico, criando uma experiência imersiva que pode transformar a perceção de interação com a Arte. A decisão de integrar a RA, particularmente por meio da Artivive, deveu-se ao potencial da tecnologia trazer novas dimensões aos artefactos, permitindo que estórias ocultas sejam reveladas e que as narrativas tornem-se interativas e dinâmicas. 

Adotar a realidade aumentada como parte técnica do projeto permite a exploração mais profunda das conexões pessoais e espaciais. Cada artefacto pode ser enriquecido com camadas adicionais de conteúdo acessíveis pela app e, como tal, isto possibilita ao público não apenas ver, mas, também, experiência as estórias e as emoções ligadas a pessoas e lugares específicos, ultrapassando as barreiras entre o artefacto físico e a narrativa digital. 

A inspiração por trás do uso da app está em alavancar a capacidade da RA criar uma ponte entre a expressão artística e a experiência do utilizador, interagindo com a arte numa jornada de descoberta e conexão. A RA no projeto amplia o alcance e impacto das narrativas, incentivando a participação ativa e reflexiva do público. 

Comentários

Mensagens populares