3.1. Gatilho

Conceito Gatilho

Na jornada de desenvolvimento de projeto, um conceito direcionou o projeto para uma nova fase de investigação: a teoria dos "Seis Graus de Separação". Esta teoria, primeiramente proposta pelo escritor húngaro Frigyes Karinthy em 1927 no conto Láncszemek e, posteriormente, explorada e popularizada por Stanley Milgram em 1929 numa experiência social, sugere que quaisquer duas pessoas no mundo estão separadas por no máximo seis intermediários. A teoria oferece uma lente através da qual se permitem explorar as interconexões humanas e, consequentemente, a empatia. Deste modo, existe um grande potencial que a Média-arte digital pode utilizar para mapear e visualizar as redes invisíveis de relações em diferentes escalas.


A descoberta da teoria dos "Seis Graus de Separação" chegou num momento de introspecção e Media Scan sobre como é que a arte pode servir como meio de expressar e compreender a complexidade das conexões humanas. 


Questões adjacentes ao conceito que tenho vindo a explorar, como: Quais estórias? Quantas estórias? Como selecionar estórias? Como conectar pessoas?, foram conducentes à investigação de uma potencial "solução" de âmbito conceptual.


A aplicabilidade dessa teoria ao projeto reside na sua capacidade de transformar a ideia de que percepções individuais de isolamento são, afinal, reconhecidamente parte da interdependência global (seja esta a grande ou pequena escala, ou seja, no mundo ou numa pequena e só aldeia). Este conceito não abre apenas novos caminhos para a criação artística mas, também, reforça o papel da arte como um espelho da sociedade, refletindo o entrelaçar dos indivíduos/vidas.







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