7.2. Testes e Correções

 

Captação e Edição das Entrevistas

Durante o mês de Abril e o início do mês de Maio de 2024, realizou-se o primeira prototipagem da parte digital do projeto, ou seja, das entrevistas-testemunhos ativadas pela tecnologia da realidade aumentada. 

Esta primeira cadeia de conexões, ou seja, de oito estórias-testemunho, iniciou-se com o contato da Associação Cultural Cantar Nosso, o primeiro espaço selecionado na vila da Golegã. 
Através de uma visita ao local, procurou-se a participação no projeto e, felizmente, existiu uma grande adesão e entusiasmo por partilhar o processo. 

A sequência de eventos tomou a seguinte ordem:

1) Identificação de uma primeira pessoa disposta a falar sobre a Associação Cultural Cantar Nosso, o espaço selecionado: Cristina Pereira - membro da direção da associação, Coralista e Aluna da Classe de Canto;

2) Explicação do propósito do estudo, necessidades de gravação vídeo e identificação de um segundo potencial participante do estudo, ao primeiro elemento disposto a participar;

3) Iniciação do reconhecimento da cadeia de conexões identificada pelos participantes (total de 6 conexões, ou seja, oito testemunhos) de ordem: Cristina Pereira > José Dias > Helena Mação > Albina Dias > António Gouveia > Teresa Caeiro > Rita Martinho > Carolina Gouveia;

4) Contato dos potenciais participantes do estudo (presencialmente ou por via telefónica); 

5) Aprovação da participação dos diferentes indivíduos, nas condições necessárias ao estudo, e agendamento das entrevistas;

6) Preparação de documentos de suporte à entrevista: lista de sublocais identificados na vila da Golegã e as perguntas a colocar;

7) Captação de imagem e vídeo dos vários testemunhos com recurso ao iPhone 15 (decorridos no dia 4 e 5 de maio de 2024);

8) Reconhecimento dos espaços abordados em discurso (total de 2): Associação Cultural Cantar Nosso (Cristina Pereira, José Dias, Helena Mação e Rita Martinho) + Café Central (Albina Dias, António Gouveia, Teresa Caeiro e Carolina Gouveia)

4) Edição de vídeo para identificação e recorte da parte do discurso que associa um local de relevância emocional e de maior relação indivíduo-vila da Golegã;

5) Compressão dos vídeos no software Adobe Media Encoder 2024, para o tamanho máximo de 100MB (dimensionamento suportado pela tecnologia Artivive). Nesta fase do processo, infelizmente, alguns dos vídeos sofreram perdas de qualidade visual;

6) Integração dos vídeos e das imagens na plataforma Artivive.



Exemplo Entrevista completa:




Exemplo da Entrevista Editada:



Exemplo da Entrevista aplicada ao Artefato:






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