7.2. Testes e Correções
Captação e Edição das Entrevistas
Durante o mês de Abril e o início do mês de Maio de 2024, realizou-se o primeira prototipagem da parte digital do projeto, ou seja, das entrevistas-testemunhos ativadas pela tecnologia da realidade aumentada.
Esta primeira cadeia de conexões, ou seja, de oito estórias-testemunho, iniciou-se com o contato da Associação Cultural Cantar Nosso, o primeiro espaço selecionado na vila da Golegã.
Através de uma visita ao local, procurou-se a participação no projeto e, felizmente, existiu uma grande adesão e entusiasmo por partilhar o processo.
A sequência de eventos tomou a seguinte ordem:
1) Identificação de uma primeira pessoa disposta a falar sobre a Associação Cultural Cantar Nosso, o espaço selecionado: Cristina Pereira - membro da direção da associação, Coralista e Aluna da Classe de Canto;
2) Explicação do propósito do estudo, necessidades de gravação vídeo e identificação de um segundo potencial participante do estudo, ao primeiro elemento disposto a participar;
3) Iniciação do reconhecimento da cadeia de conexões identificada pelos participantes (total de 6 conexões, ou seja, oito testemunhos) de ordem: Cristina Pereira > José Dias > Helena Mação > Albina Dias > António Gouveia > Teresa Caeiro > Rita Martinho > Carolina Gouveia;
4) Contato dos potenciais participantes do estudo (presencialmente ou por via telefónica);
5) Aprovação da participação dos diferentes indivíduos, nas condições necessárias ao estudo, e agendamento das entrevistas;
6) Preparação de documentos de suporte à entrevista: lista de sublocais identificados na vila da Golegã e as perguntas a colocar;
7) Captação de imagem e vídeo dos vários testemunhos com recurso ao iPhone 15 (decorridos no dia 4 e 5 de maio de 2024);
8) Reconhecimento dos espaços abordados em discurso (total de 2): Associação Cultural Cantar Nosso (Cristina Pereira, José Dias, Helena Mação e Rita Martinho) + Café Central (Albina Dias, António Gouveia, Teresa Caeiro e Carolina Gouveia)
4) Edição de vídeo para identificação e recorte da parte do discurso que associa um local de relevância emocional e de maior relação indivíduo-vila da Golegã;
5) Compressão dos vídeos no software Adobe Media Encoder 2024, para o tamanho máximo de 100MB (dimensionamento suportado pela tecnologia Artivive). Nesta fase do processo, infelizmente, alguns dos vídeos sofreram perdas de qualidade visual;
6) Integração dos vídeos e das imagens na plataforma Artivive.
Exemplo Entrevista completa:
Exemplo da Entrevista Editada:
Comentários
Enviar um comentário