7.6. Relatório PMAD: Fase de Teste e Correções

 

Relatório PMAD: Fase de Teste e Correções

Introdução

Veiga (2021) define sete etapas distintas no processo a/r/cográfico, que são descritas como “iterativas e generativas” na jornada da investigação criativa: 1. inspiração, 2. gatilho, 3. intenção, 4. conceptualização, 5. prototipagem, 6. teste e 7. intervenção. Este relatório destina-se a detalhar as atividades realizadas na fase de Teste e Correções do projeto Anamnese, in Nexum, tal como é visível em Diário de Bordo (Gouveia, 2022), com foco especial na integração de tecnologias, implantação em ambiente apropriado, interação com o público restrito, e ajustes necessários conforme o feedback recebido. (Veiga, 2021)

 

Consolidação dos aspetos tecnológicos e Integração das diferentes Tecnologias

A consolidação dos aspetos tecnológico levou, no decurso do projeto, a incorporar as tecnologias de realidade aumentada para conceção da experiência imersiva. Através do software Flexify 2, processou-se as imagens panorâmicas capturadas pelo iphone 15 nos sublocais da Golegã, nomeadamente a Associação Cultural Cantar Nosso e o Café Central (Entrada 7. Teste e Correções). Posteriormente, estas foram integradas num ambiente de realidade aumentada, permitindo aos utilizadores explorar as estórias num formato envolvente, tal como é visível nas entradas 7.1. Testes e Correções e 7.2. Testes e Correções. Na fase de pós-produção dos conteúdos captados por vídeo editaram-se os brutos captados para revelar apenas os excertos dos discursos relacionados com os locais de relevância. De seguida, comprimiram-se todos os vídeos superiores a 100MB no software Adobe Media Encoder para um dimensionamento inferior a 100MB, deste modo permitindo o seu processamento pela tecnologia Artivive (Entrada 7.2. Testes e Correções). 

 

A integração entre imagens panorâmicas, interfaces de realidade aumentada e o(s) dispositivo(s) móvel(is) foi fundamental para garantir a fluidez da experiência do utilizador. Esta combinação permitiu uma exploração intuitiva e rica em conteúdo cultural, demonstrando o potencial das tecnologias combinadas. 

 

Implementação do Artefato num espaço adequado

O artefato foi implantado num espaço com capacidade adequada à circulação e visualização dos Portais suspensos.



Fig.1. Implantação do Artefato num espaço adequado para o teste com público restrito

 

Testes com Público Restrito

Os testes com público restrito foram o passo seguinte à implementação do artefato num espaço adequado. Os participantes foram convidados a interagir com o artefato e fornecer feedback sobre a experiência. Antes da interação foi-lhes oferecida a possibilidade de interagir com o artefato utilizando um tablet com a app Artivive já instalada, contudo, os visitantes preferiram a utilização do próprio smartphone com a condição de instalar a app (7.3. Teste e Correções: Apresentação a Público Restrito). 

 

Figs. 1 a 3. Registos fotográficos do teste com público restrito


Análise das Reações do Público e do feedback fornecido

O feedback do público foi amplamente positivo, destacando a qualidade da experiência imersiva e a facilidade de uso da interface. Os participantes expressaram um aumento no interesse e compreensão sobre a Golegã, o que valida o objetivo do projeto. Um questionário foi facilitado pós interação com o artefato, resultando num conjunto de impressões gerais sobre o teste, tal como pode ser consultado em 7.4. Teste e Correções: Algumas Impressões Gerais sobre o Teste

 

Com base no feedback, identificaram-se algumas necessidades de ajustes em diferentes fases do método a/r/cográfico (Conceptualização, Prototipagem e Teste e Correções) especificamente:

-       A possibiliade de acesso contínuo aos conteúdos for a da exposição;

-       Interação e partilha dos comentários e histórias pessoais relacionadas com os locais, por parte dos visistantes;

-       A possibilidade de ter acesso a uma plataforma de planeamento pré-visita.

 

Não propriamente relacionado com o feedback direto mas, sim, com o processo de evolução e construção do projeto; as melhorias na usabilidade e no design de interface, a par da procura de feedback contínuo e novas avaliações, integram o conjunto das necessidades de ajustes em fases anteriores

 

Conclusão

Em suma, a fase de Teste e Correções demonstrou que Anamnese, in Nexum é um projeto-artefato eficaz para a preservação e exploração da cultura local através da combinação de arte e tecnologia. Os ajustes planeados com base no feedback visam melhorar mais a experiência do utilizador e a eficácia conceptual do projeto. 

 

 

Referências

Gouveia, A. (2022). Mad Project 1-0-1. Diário de Bordo. https://madproject101.blogspot.com

Veiga, P. A. da. (2021). Método e registo: Uma proposta de utilização da a/r/cografia e diários digitais de bordo para a investigação centrada em criação e prática artística em média-arte digital. Rotura - Revista de Comunicação, Cultura e Artes2, 16–24. https://doi.org/10.34623/y2yd-0x57

 

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