4.3. Relatório PMAD: Intenção

 

Relatório PMAD: Fase de Intenção

Introdução

No método a/r/cográfico desenvolvido por Veiga (2020), cada etapa do processo metodológico é projetada para impulsionar o avanço para a fase seguinte e, ao mesmo tempo, permitir que o a/r/cógrafo reflita sobre a etapa per se e as suas anteriores. É um processo onde a reflexão é um instrumento contínuo para o aprofundamento do entendimento pessoal do investigador. Durante a fase de Intenção de um projeto de Média-Arte Digital, são delineadas as ideias-chave que levam a questões fundamentais, estabelecendo a direção e o propósito central da investigação e do projeto criativo.

 

Na a/r/cografia, a intenção coincide com a questão de investigação ou questão artística: ela é simultaneamente motivo e pergunta (Veiga, 2020, p. 58)

 

Assim sendo, este relatório destina-se a abordar a fase Intenção do meu projeto de investigação, registado em Diário de Bordo (Gouveia, 2022), cujos os objetivos são a consolidação de um artefacto que entrelaça o combate à problemática da desconexão social; o potencial das estórias orais (entrada 4.Intenção); a utilização de narrativas transmédia e realidade aumentada para a conceção um mosaico de estórias humanas num local de estudo selecionado, a Vila da Golegã (entrada 4.2. Intenção) mas; acima de tudo, uma compreensão empática da tríade local-comunidade-afiliados.

 

Desenvolvimento

A intenção subjacente a este projeto é dupla: por um lado, procura-se celebrar a riqueza histórica e cultural de um local de estudo (a Golegã) e, por outro, procura-se fomentar uma conexão emocional e empática entre os indivíduos e o espaço que compartilham (física e/ou emocionalmente). Através de uma instalação interativa apoiada por uma aplicação de realidade aumentada pretende-se, não só preservar e comunicar estórias significativas mas, também, estimular uma reflexão sobre a interligação das pessoas aos espaços que habitam. A experiência imersiva proposta visa conduzir o público numa jornada apoiada pela teoria dos seis graus de conexão humana (entrada 3.1 Gatilho), demonstrando que, apesar da diversidade de experiências, existe uma essência comum que nos une. 

A elaboração do projeto será feita através de uma abordagem colaborativa, iniciada por uma comunicação com as autarquias/municípios que proporcionaram uma listagem de sublocais icónicos (espaços contidos no local de estudo). De seguida, elaboram-se entrevistas que capturam as memórias e experiências significativas dos habitantes e/ou afiliados ao(s) local(ais). Estas narrativas pretendem-se, posteriormente, contextualizadas e ampliadas através de gatilhos visuais e conteúdos digitais que enriquecem a histórica de cada lugar-artefacto. A interatividade do artefacto planeia-se pela participação ativa do público, desempenhando um papel crucial na evolução das narrativas e da experiência geral do projeto. Desta forma, este procurará inflingir uma reflexão individual com potencial resposta emocional no espetador, conectando-o a um local e a pessoas que a ele se relacionam. 

Neste ponto do desenvolvimento do projeto, os objetivos estratégicos começam a tomar forma (entrada 4.1. Intenção). O principal sendo o desenvolvimento da experiência interativa que não só conta estórias individuais mas, também, cria uma tapeçaria de narrativas que destaca as conexões invisíveis entre as pessoas e o(s) lugar(es). A vila da Golegã, caso de estudo, servirá como palco vivo onde cada sublocal icónico participa de um enredo maior. A interação com as narrativas digitais, mediada pela aplicação de realidade aumentada, será desenhada para ser intuitiva e acessível, promovendo uma experiência imersiva.


 

Conclusão

Em suma, o projeto intende ser mais do que uma coleção de estórias digitais, mas também, um convite para uma jornada de descoberta e introspeção. A fundamentação na crença de que a Arte Digital, apoiada pelas tecnologias de realidade aumentada, tem o poder de quebrar barreiras, contruir pontes entre o passado e o presente, e tecer novos futuros. É um manifesto que celebra as conexões humanas e o objetivo maior de fomentação da empatia. Com o avançar do projeto, manter-se-á um diálogo contínuo entre a teoria e prática, garantindo que cada descoberta e momento de reflexão contribua para um entendimento mais profundo e uma expressão mais rica da experiência humana na Vila da Golegã. Sucintamente será a colocação da questão, Como podemos utilizar as narrativas transmédia e a realidade aumentada para mapear e intensificar a(s) experiência(s) de conexão humana em locais com significado cultural?, com a intenção clara de descobrir e destacar uma respostas nos fios invisíveis que nos conectam uns aos outros e ao espaço que habitamos. 

 

 

Referências 

Gouveia, A. (2022). Mad Project 1-0-1. Diário de Bordo. https://madproject101.blogspot.com

Veiga, P. A. da. (2020). A/r/cografia: A criatividade investigada na investigação criativa. Investigação-Experimentação-Criação em Arte-Ciência-Tecnologia, 51–74.

 

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